História

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 10/06/2022 12h07, última modificação 25/03/2024 12h06

História da Câmara Municipal de Tefé

por Interlegis — publicado 10/06/2022 15h00, última modificação 26/03/2024 13h18
Resumo da História da Casa Legislativa do Município de Tefé.

A 1ª Câmara de Vereadores do Município de Tefé foi eleita no pleito do dia 15 de novembro de 1935, e foi composta pelos vereadores Antônio Diniz de Oliveira Santos, Raimundo Nogueira Pessoa, Eládio Castelo Branco, José Francisco de Oliveira Egas e Túlio Azevedo. A instauração oficial da Câmara de Vereadores ocorreu no dia 24 de janeiro de 1936, e sua Mesa Diretora foi eleita no mês de março do mesmo ano, elegendo o Vereador Antônio Diniz como seu Presidente.Prédio da Câmara Municipal

A promulgação do 1º Regimento Interno da Câmara Municipal de Tefé aconteceu pela Lei nº 10/36, de 02 de maio de 1936.

Foi também nesta 1ª Legislatura que foi aprovado o Projeto de Lei que posteriormente virou a Lei que instituiu o Código de Postura do Município de Tefé, através da Lei nº 16/36, de 10 de novembro de 1936. No mês de setembro de 1938 foram suspensas as atividades do Poder Legislativo Municipal, por intervenção do Interventor do Estado do Amazonas, Sr. Álvaro Maia. Este período ocorreu até 1943, quando aconteceu o fim do Estado Novo e início da Ditadura do Presidente de Getúlio Vargas.

Fonte: PESSOA, Protásio Lopes. História da Missão de Santa Teresa D'Ávila dos Tupebas. 1ª Edição. Tefé,Amazonas: Editora Novo Tempo Ltda, 2005. Pg 92.

A Câmara Municipal de Tefé esteve por 84 anos localizada e sediada à Rua Olavo Bilac, nº 406 - Centro da cidade de Tefé, no prédio da Prefeitura Municipal de Tefé.

Em 22 de março de 2024 foi inaugurada a sede própria do Poder Legislativo Municipal, à Rua Monteiro de Souza, nº 499 - Centro, com um design e ambientação moderna, com espaço adequado e maior para atender a demanda tefeense. O prédio foi inaugurado sob a Presidência do Vereador Lurinei de Souza Oliveira, junto com a Mesa Diretora e demais vereadores: Juvenal Corrêa Lopes Filho (Cacau), Arnaldo Nascimento da Silva (Tapioca), Manuel Raimundo de Araújo Situba, Augusto Paz da Costa (Borbulha do Povo), Daniel Barbosa da Silva (Missionário Daniel), Vicente dos Santos Medeiros, Francisco Carioca Pinto, Carlos Fábio Fernandes Araújo, Raimundo Fernando Santos Araújo, Hélio Gomes Bessa, Silvano Barbosa de Azevedo, João Paulo Rodrigues Nascimento, Lázaro Nogueira da Silva (Lazinho Nogueira), Paulo Francies de Oliveira (Paulo Arara).

Situada à Rua Monteiro de Souza, nº 499 - Centro

Ações do documento